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Embreagem deslizante: Como funciona e por que é importante para as motocicletas de alta performance

A embreagem deslizante é um tipo de embreagem utilizada em veículos com transmissão manual, principalmente em motocicletas. A sua principal função é a de evitar o desgaste excessivo e o deslizamento dos pneus traseiros durante a frenagem e redução de marcha.

Ao utilizar uma embreagem convencional no autódromo, durante fortes frenagens a roda traseira bloqueia. A razão do bloqueio é devido ao torque de frenagem aplicado em uma roda que praticamente não possui carga normal, em virtude da grande transferência de carga atuante. Este bloqueio, aliado a baixa carga vertical faz com que a roda “quique’ no asfalto, causando uma instabilidade durante a aproximação da curva. Pilotos professionais utilizavam da embreagem, no passado, para controlar este fenômeno, uma vez que o desacoplamento da transmissão anula a atuação do freio motor na roda traseira.

Como a embreagem deslizante funciona

A embreagem é composta por várias peças, incluindo o disco de embreagem, o platô de embreagem, o volante do motor e o cabo ou cilindro hidráulico de acionamento.

O disco de embreagem é uma peça circular de metal com material de fricção em ambos os lados. Ele é pressionado contra o platô de embreagem por meio de molas e um sistema de alavanca, permitindo que o torque do motor seja transmitido para a transmissão. O platô de embreagem é um dispositivo de pressão em forma de prato que, quando pressionado contra o disco de embreagem, fornece a força necessária para transmitir o torque do motor para a transmissão.

O volante do motor é um disco metálico de grande massa que é montado no eixo do motor e serve como um reservatório de energia cinética. Quando a embreagem é solta, o disco de embreagem é pressionado contra o volante do motor, permitindo que o torque do motor seja transmitido para a transmissão.

Como a embreagem deslizante funciona

O que diferencia a embreagem deslizante de outros tipos de embreagem é o fato de que o disco móvel pode deslizar sobre o disco fixo, o que permite que a roda traseira gire mais rápido que o motor durante a desaceleração. Isso é importante porque, sem a embreagem deslizante, a roda traseira poderia travar e/ou deslizar durante a desaceleração, gerando uma instabilidade na aproximação da curva.

A construção da embreagem deslizante é idêntica ao da convencional, com exceção da parte inferior, a qual possui uma rampa na qual ao rotacionar no sentido do motor, o sistema fica acoplado, transmitindo o torque e ao rotacionar no sentido oposto (quando o torque da roda é maior que o do motor) a parte inferior se distancia do conjunto, desacoplando a embreagem.

Uma vez a embreagem deslizante atua, o piloto pode rotacionar a motocicleta antes mesmo de ingressar na curva. Esta técnica permite aumentar a velocidade de entrada na curva, uma vez que uma parcela da rotação já foi executada. No vídeo abaixo é possível visualizar o momento em que a embreagem desliza, uma vez que há uma queda brusca da rotação do motor. Neste momento a roda traseira escorregada para a direção oposta da curva, rotacionando em torno do eixo Z (Yaw).

O ponto negativo de frequentemente utilizar esta técnica é o aumento da temperatura em uma região específica do pneu, uma vez que há uma alta fricção próxima ao ombro do pneu durante um trecho prolongado. Ultrapassar o limite da temperatura de trabalho do pneu pode levar a um colapso de sua estrutura, mas isto será um assunto para um próximo texto.

Ajustes da embreagem deslizante

Existe algumas possibilidades de “setups” diferentes para as embreagens deslizantes. Um parâmetro que pode ser alterado é a constante elásticas das molas que mantém a tampa superior acoplada. Quanto maior a rigidez da mola, maior é a resistência da embreagem a abrir. Por exemplo, ao trocar a mola por uma de menor rigidez, assim que o piloto fechar o acelerador, mais rapidamente a roda traseira se movimentará livremente. Ao trocar por uma configuração de mola com maior rigidez, haverá uma maior resistência ao movimento livre da roda, consequentemente haverá mais freio motor atuando. Na Moto 2 as possíveis molas a serem utilizadas nas embreagens Suter e STM são: 80, 90, 100 e 110 N/m.

Em resumo, a embreagem deslizante é uma solução eficaz para lidar com o aumento de potência e torque do motor, evitando a perda de tração e a instabilidade da motocicleta em curvas. Com a capacidade de deslizar gradualmente em vez de desacoplar completamente, a embreagem deslizante permite que os pilotos mantenham o controle e a velocidade ao se aproximar de curvas fechadas e reduzir a velocidade rapidamente. Embora possa haver alguns compromissos em termos de durabilidade e manutenção, a embreagem deslizante é uma tecnologia valiosa que pode fazer a diferença em corridas de alta competição e desafios de pilotagem. Com seu funcionamento técnico aprimorado, ela se tornou um elemento crucial para equipes e pilotos que buscam melhorar a performance nas pistas.