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Canal Rotação (RPM)

Este gráfico é caracterizado por possuir formato semelhante ao dente de serra. Em um curto espaço de tempo e distância, temos uma mudança brusca da rotação do motor. Neste ponto podemos afirmar que houve uma troca de marcha.

Vamos utilizar o exemplo do piloto acelerando o carro em uma reta. Ele acelerar o veículo até atingir uma rotação próxima ao limite, e então uma troca de marcha é feita. Como uma marcha mais longa foi selecionada, a rotação irá diminuir após a troca. E assim ele prosseguirá realizando trocas até se aproximar de uma curva.

Durante a aproximação, em alguns casos, é necessário frear o veículo para contornar a curva. Se a diferença de velocidade na curva for grande em relação a reta, será necessário reduzir a marcha para que o veículo se encontre em uma faixa de maior torque no instante em que o piloto retomar o acelerador. Neste cenário o piloto realiza uma mudança de marcha para uma de relação mais curta, e consequentemente, eleva a rotação do motor.

Em alguns casos, as trocas de marchas são assistidas eletronicamente. Tanto para subir a marcha, quanto para reduzir. Para aumentar a marcha, a eletrônica atua cortando a ignição. No caso da redução, a ela fará um “blip”automático. Entretanto isso será o assunto de outro post.

No caso das reduções sem assistência eletrônica um cuidado extra deve ser ressaltado. O piloto corre o risco de realizar um “Over-Rev” ou “Over-Revving”. Este cenário é propenso de acontecer quando o piloto utiliza muito do freio motor para parar o veículo. Ao reduzir uma marcha, sem frear suficientemente, a rotação do motor irá exceder o limite. Isto não acontece em casos de aceleração, pois o motor limita o giro, evitando assim uma quebra. Entretanto no caso da redução, o motor não consegue intervir, visto que, as rodas são as responsáveis por elevar a rotação das engrenagens do câmbio e do motor além do limite que elas foram projetas.

Um único caso de “over-rev” pode resultar na quebra de um motor, como também pode acontecer vários sem que haja um quebra. Tudo depende da quantidade do limite que ela foi extrapolada, e também por quantos segundo que o motor esteve na faixa acima do limite.

Aqui temos um exemplo do manual do Porsche 911 GT3 Cup informando as condições para realização de uma inspeção do câmbio.

No caso da imagem da capa, temos uma situação de quando o piloto excedeu o limite de rotação durante a segunda redução de marcha.